top of page
definitivo-cabecalho-rapadura2_edited.jp

•blog•

Por que você deve ouvir o single "Ben", nosso novo lançamento

Texto por Igor Monteiro


Em parceria com o selo carioca midsummer madness, hoje lançamos uma grande surpresa em 2021: o single de estreia da brucuTú, projeto experimental de Tulio Panzera (Churrus/Winglets). Deixemos a formalidade do universo dos releases descansando por um momento para que eu possa compartilhar com vocês a minha experiência pessoal com esse trabalho, já que sou totalmente suspeito pra falar.


O Tulio um dia deverá receber de São João del-Rei uma condecoração ou algo do tipo pelo legado que tem construído com a Churrus desde 2004, com as centenas (pois é, uma pequena parcela foi lançada) de canções oriundas de uma mente criativa e sensível como a dele. Compositor prolífico, sua obra é bem diversificada e talvez tenha chegado agora, com "Ben", em um ponto inédito de experimentação.



Além da honra em poder dividir os palcos recentemente com a Churrus, me foi solicitado participar desse single como diretor musical (não tenho nem roupa pra isso!), desafio que prontamente aceitei. E fico feliz de dizer que o aúdio que vocês ouvem agora é exatamente o que imaginei desde o princípio. Isso é resultado dos músicos fenomenais que participaram desse projeto, como Samuel Mângia nos trompetes, André Mendes nas percussões, Bruno Retes no baixo e as vozes angelicais da Fernanda Bessa. Além, é claro, da bela produção de Leonardo Marques, diretamente da Ilha do Corvo.


"Ben" é um single único e leve, sem compromissos, com musicalidade muito aflorada, fruto da vontade de explorar e da capacidade de se renovar do Tulio. Além disso, todo o projeto "brucuTú" está permeado de significados muito pessoais, como ele mesmo conta:

"brucuTú parece ser um resgate espontâneo de sonoridades experimentadas na minha infância. Familiares multi-instrumentistas, principalmente meu pai, davam sentido e coloriam nossas vidas com diferentes acordes e sons. Costumava brincar num tapete vermelho ouvindo clássicos da bossa-nova, samba e jazz... Que saiam de um orgão de dois andares e caixas acústicas caseiras, fabricadas durante os finais de semana. Talvez seja isso que tenha me levado para a fusão engenharia-música. E o meu pai sempre me chamava: “brucuTú, venha me ajudar a construir este novo projeto!”. brucuTú é quase como tirar um coelho da cartola... Com um passe de mágica, me fez visitar um passado cheio de boas lembranças. Espero que os fãs da Churrus e amigos possam compreender BEN, um projeto nostálgico que revela bastante de minha essência."

Pra quem procura por novidade, o single de estreia da brucuTú é um prato cheio de criatividade, diversão e ousadia. Além do apoio da Rapadura, o projeto também é chancelado por Rodrigo Lariú, apoiador de longa data do Tulio e dono da midsummer madness, que há décadas lança o que há de melhor no indie nacional. Enfim, dá um play logo nesse trem e se surpreenda com a leveza de "Ben" nessa sexta-feira. Cuidem-se! :)





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page